Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Pontas Duplas


Sentar diante de um cabeleireiro e ver o profissional passando a tesoura nos seus cabelos é uma situação que provoca diversas sensações. A mais comum delas é a de que eles estão cortando mais do que você gostaria. O temor de que um estrago seja feito ataca até quem conhece bem o responsável pelas tesouradas. Algumas pessoas sofrem bastante com a ida ao salão de beleza. Lamentamos informar, mas este é uma medo que todos têm de encarar, no mínimo, a cada três meses para manter a saúde e a beleza dos fios e combater as pontas duplas.


Conheça os vilões
Antes de se culpar, achando que você é a única responsável pelas condições nada saudáveis de seus cabelos, saiba que há fatores externos que turbinam o aparecimento dos problemas. O desgaste natural dos fios, que provocam o surgimento das pontas duplas, podem ser causados pelo ar seco, sol, vento, calor, sal e poluição. Sem falar na falha em manter a hidratação em dia, o que minimizaria o dano. As pontas duplas são um "grito de pedido de socorro" dos seus cabelos.
Para você ter uma ideia do que acontece exatamente em seus cabelos é necessário entender a sua estrutura. O fio capilar é dividido em medula, córtex e cutícula. A medula, localizada no interior, tem a função de distribuir os minerais e nutrientes. O córtex, que fica no no meio do fio, traz força e elasticidade. Já a cutícula possui uma camada externa composta de escamas que se sobrepõem. As três camadas unidas e seladas por meio da proteína ceramida e da gordura natural dos fios são um sinal de que seus cabelos estão ótimos. Agora, se elas não estiverem exatamente assim, as escamas se abrem e deixam a estrutura interna exposta, deixando os fios sensíveis e livres para se abrirem no sentido do comprimento.
É comum ignorar os primeiros sinais do inconveniente, que pode atingir todos os tipos de madeixas. Cabelos ressecados, sem vida, que embaraçam facilmente e com um aspecto de descuido são os primeiros sintomas. Fingir que nada acontece pode ser pior: se não cortar o mal pela raiz, as pontas duplas podem se multiplicar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...